Pensamentos

 
 

“Quando desistirmos de ser deuses poderemos ser plenamente humanos, o que ainda não sabemos o que é mas que intuímos desde sempre”.

 

[Rose Marie Muraro]

“Os avanços tecnológicos e o futuro da humanidade: querendo ser Deus?”

 
 

“Não morro, entro na vida...

Não é a morte que vem me buscar,

é o bom Deus.”

 

[Santa Teresinha do Menino Jesus]

 
 

 

SANTO AMBRÓSIO E A AMIZADE

 

A amizade requer que ajudemos o amigo. “Se descobres algum defeito no teu amigo, corrige‑o em segredo [...]. As correções fazem bem e são de maior proveito que uma amizade muda” [santo Ambrósio], que se cala enquanto vê o amigo afundar‑se.

 

A amizade deve ser perseverante. “Não mudemos de amigo como fazem as crianças, que se deixam levar pela onda fácil dos sentimentos”. Não tenhas vergonha de defender o amigo [Eclo 22,31]. “Não o abandones no momento da necessidade, não o esqueças, não lhe negues o teu afeto, porque a amizade é o alicerce da vida. Carreguemos uns as cargas dos outros, como nos ensinou o Apóstolo... Se a prosperidade de um é proveitosa a todos os seus amigos, por que na adversidade não irá encontrar a ajuda de todos esses amigos? Ajudemo‑lo com os nossos conselhos, unamos os nossos esforços aos seus, participemos das suas aflições.

 

“Quando for necessário, suportemos até grandes sacrifícios por lealdade para com o amigo. Talvez tenhamos que enfrentar inimizades para defender a causa do amigo inocente, e, com muita freqüência, receber insultos quando procuremos rebater e responder àqueles que o atacam e acusam [...]. É na adversidade que se provam os amigos verdadeiros, pois na prosperidade todos parecem fiéis” [Santo Ambrósio].

 
 

“Onde não há amor, coloque amor e receberás amor”

 

Sorriso * São João da Cruz *

 
 

 

 

 

 

Deus não mexe numa história se não for pra deixá-la mais santa, mais bonita, mais feliz!”

 

[Adriana]

 
 

 

 

“Um sonho pelo qual não lute, pode assombrá-lo pelo resto da vida!”

 

[Do filme ROBÔS]

imagem inserida no dia 5/8/2009, às 10h17min.

 
 

“DOM QUIXOTE”

 

Tanta gente se esconde do sonho com o medo de sofrer
Tanta gente se esquece que é preciso viver
Combater moinhos, caminhar entre o medo e o prazer
Somos todos na vida, qualquer um de nós
Vilões e heróis, vilões e heróis!

 

[César Camargo Mariano & Lula Barbosa – interprete: Maria Rita]

 
 

:)

HOMENS SENSATOS

 

“De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate. Cada vez que vou a ele, toma novamente as minhas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho”

 

[George Bernard Shaw]

 
 

[ ! ]

PENSANDO BEM

 

“E nossas famílias? Quanta falta de diálogo, de comunicação! As novas tecnologias são fantásticas, mas frias. A economia globalizada é cruel para com os miseráveis. Sem solidariedade. É hora de as Igrejas, as lideranças pastorais e educacionais, inclusive as organizações juvenis se desinstalarem e entrar em diálogo. A comunicação entre nós deve melhorar! Afinal, estamos todos no mesmo barco. João Paulo II lembrava que a razão deve ser curada pelo amor. Também a técnica fria deve ser curada pelo amor. Devemos aprender a trabalhar os conflitos, a proteger os fracos, perdoar os culpados, reconstruir amizades e construir um mundo de paz.”

 

[dom Sinesio Bohn, bispo de Santa Cruz do Sul/RS]

 
 

\o/ "Cartas entre amigos" \o/

 

Sorriso

* * *

“Pessoas são descartáveis porque já foram seduzidas e o desafio já se findou. O desejo morreu e com ele a conquista não é mais instigante. A fidelidade se nutre de outro alimento, o do cuidado, da permanência, da reinvenção. Amigos ou amantes têm de reinventar os sentimentos para que eles não se percam nas esquinas da mesmice. E tudo singelo como a água bebida na concha da mão. Tudo nutritivo e leve como a água bebida na concha da mão. Apenas isso. O resto é cenário.”

 

[Gabriel Chalita]

 

* * *

“O medo de não ser amado é recorrente em um mundo pouco preocupado com os sentimentos alheios. Não há tempo para gastar com pessoas complicadas. Quem quer ensinar o pescador de peixe a pescar homens? Quem quer se lambuzar de histórias intermináveis de uma interminável espera de um encontro imaginário? Não há tempo nem disposição. São as margens que mais aparecem enquanto o coração se esvazia.”

 

[Gabriel Chalita]

 

* * *

 

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

 

[Fernando Pessoa]

 

* * *

 

“É um desperdício deixar o burrinho interminável da teimosia, roubar a preciosidade da solidão e do silêncio. Não há porque ter medo. É bom ficar a sós e reconstruir com pedras e enfeitar com flores os sobrados que se desmancharam por aí...”

 

[Gabriel Chalita]

 

 

 
 

\o/

Sorriso

“Para entender o coração e a mente de uma pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu, mas para o que ela aspira.”

 

[Gibran Khalil Gibran, poeta libanês]

 

* * *

 

“Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitas que sejamos, Ele escreve magnificamente.”

 

[Madre Teresa de Calcutá]

 
 

pensando bem

“Deus amou o mundo de tal modo, que lhe deu Seu Filho Único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem Nele crê não é condenado.” (João 3, 16-18)

Neste tempo da Páscoa, a Santa Igreja contempla a Vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o pecado e a morte. Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, Ele se encarnou no Ventre Imaculado da Santíssima Virgem por obra do Espírito Santo, e se entregou livremente para pagar pelos nossos pecados na cruz. É Ele quem, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição, nos dá a vida eterna. Nele “somos mais que vencedores” (Romanos 8,37)!

No Ventre Imaculado da Santíssima Virgem acontece o Mistério da Encarnação. São Luis Maria Montfort fala da Mãe de Deus dizendo que “por Ela Jesus Cristo vem a nós, e por Ela devemos ir a Ele.” (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, 85)

 
 

política e vida real

 

Rindo a toa

A verdade é sempre inconveniente para quem vive da mentira, da farsa e é beneficiário dessa realidade perversa.

(Jarbas Vasconcelos, senador da república pelo PMDB)

 
 

pensando bem

 

Jóia

“O verdadeiro amor começa quando nada se espera em troca.”


[Antoine de Saint-Exupéry]

 
 

sobre CRISE

 

  • "A crise representa purificação e oportunidade de crescimento. Não precisamos recorrer à palavra chinesa de crise para saber dessa significação. Basta recordar o sânscrito, matriz de nossa língua. Em sânscrito, crise vem de kir ou kri que significa purificar e limpar. De kri, vêm crisol, elemento químico com o qual limpamos ouro das gangas, e acrisolar, que quer dizer depurar. Então, a crise representa um processo crítico, de depuração do cerne: só o verdadeiro e substancial fica, o acidental e agregado desaparece. A partir do cerne se constrói uma outra ordem."

 

  • "(...) Em grego, krisis, crise, significa a decisão tomada por um juiz ou um médico. O juiz pesa e sopesa os prós e os contras e o médico conjuga os vários sintomas; então, ambos tomam a decisão pelo tipo de sentença ou pelo tipo de doença. Esse processo decisório é chamado crise. O Evangelho de São João usa 30 vezes a palavra crise no sentido de decisão. Jesus comparece como a crise do mundo, pois obriga as pessoas a se decidirem."

 

[LEONARDO BOFF, "Crise: tragédia ou drama?", publicado em 23/01/2004, na Alai (Agencia Latinoamericana de Informacion]

 

 
 

Palavra de Sabedoria - 3

“Há pessoas que desejam saber só por saber, isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, isso é vaidade;

outras, para enriquecerem com a sua ciência, isso é um negócio torpe;

outras, para serem edificadas, isso é prudência;

outras, para edificarem os outros, isso é caridade.”

 

[Santo Agostinho]

 

 
 

Palavra de Sabedoria - 2

“O sofrimento, a dor, o fracasso

– nada mais são

Do que um beijo de Jesus,

Um sinal de que você chegou

Tão perto de Jesus na Cruz,

Que Ele pode beijá-la.”

 

[Madre Teresa de Calcutá]

 

 
 

Palavra de Sabedoria

“O coração humano tem duas chaves:

Uma está nas mãos de Deus,

A outra na mão do homem.

Nenhum dos dois pode abrir sem o outro.”

 

[Raniero Cantalamessa]

 

 
 

agressividade

“Justamente em nosso tempo, em que os jovens tendem à violência, é preciso haver uma orientação adequada para lidar bem com as agressões sem prejudicar os outros. Violência é lidar inadequadamente com agressões: quem se torna violento é dominado por sua agressão em vez de lidar com ela.”

 

[Anselm Grun no livro Lutar e Amar]

 
 

mais conselhos

 

“Todos nós conhecemos uma doença na África Central chamada de DOENÇA DO SONO. O que precisamos saber é que existe uma doença semelhante que ataca a alma – e que é muito perigosa, porque se instala sem ser percebida. Quando você notar o menor sinal de indiferença e de falta de entusiasmo, fique alerta!”

 

“A única maneira de prevenir-se contra esta doença é entendendo que a alma sofre, e sofre muito, quando a obrigamos a viver superficialmente. A alma gosta de coisas belas e profundas. Dê a ela pelo menos o silêncio dos dias de domingo – quando você pode escutá-la sem ser perturbado pelo barulho da vida diária”.

 

O conselho – importantíssimo – vem de Albert Schweitzer, médico e missionário, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1952.

[ ver mensagens anteriores ]
UOL



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, PIQUEROBI, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese
MSN - sandrogerio@bol.com.br

 
Visitante número:



  PageRank